Estudantes e professores que utilizam ônibus intermunicipais nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo podem solicitar o Passe Escolar Metropolitano, que garante passe livre ou desconto de 50% na tarifa, conforme os critérios previstos em lei.
A solicitação ou renovação do benefício é feita de forma online, pelo site da ARTESP. Para que o pedido seja analisado, é necessário que a instituição de ensino realize o cadastro do estudante ou professor, com o envio correto das informações acadêmicas.
Após a aprovação, o uso do benefício está vinculado ao cartão Quem ainda não possui o cartão deve solicitar a emissão. Já os usuários que possuem o cartão precisam realizar a validação para que o passe livre ou a meia tarifa sejam reconhecidos. Nos casos de meia tarifa, é necessária a recarga para utilização do benefício.
Após a aprovação, o procedimento para utilização do benefício varia de acordo com a Região Metropolitana, conforme o cartão adotado em cada localidade:
Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
O uso do benefício é realizado por meio do Cartão TOP. Quem ainda não possui o cartão deve solicitar a emissão. Já os usuários que possuem o Cartão TOP precisam realizar a validação para que o passe livre ou a meia tarifa sejam reconhecidos.
Região Metropolitana da Baixada Santista
Na Região Metropolitana da Baixada Santista, o benefício é utilizado por meio do BR Card, cartão adotado para o transporte intermunicipal da região.
Região Metropolitana de Campinas
Na Região Metropolitana de Campinas, o Passe Escolar Metropolitano pode ser utilizado por meio do Bus+ ou da Carteira Escolar, conforme o sistema adotado pela operadora do serviço.
Regiões Metropolitanas de Sorocaba, Vale do Paraíba e Litoral Norte
Nessas regiões, o benefício é concedido por meio da Carteira Escolar, que deve ser utilizada de acordo com as orientações da empresa operadora do transporte intermunicipal.
Nos casos de meia tarifa, é necessária a recarga para utilização do benefício, observando as orientações específicas de cada sistema de bilhetagem.