22/06/2017 - Artesp

Investimentos no prolongamento da SP-070 totalizam R$ 322,8 milhões; Obras avançam em ritmo acelerado e devem ser concluídas em 2018

Nesta quinta-feira, o Governador Geraldo Alckmin acompanhou visita técnica às obras da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070), no município de Taubaté. Após concluído, o prolongamento irá de Taubaté até a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) e terá 8,6 quilômetros de extensão – somados às conexões com trechos existentes, totalizam 10,7 quilômetros.

A obra está com 53% executada e sua conclusão está prevista para março de 2018. O prolongamento conta com a implantação de dois dispositivos de entroncamento – no início e no final do trecho –, dois túneis, cinco pontes e de oito viadutos, pistas duplas com duas faixas de rolamento e acostamento, separadas por canteiro central de 11 metros de largura.

Benefícios para usuários da rodovia e trabalhadores da região - O prolongamento da Carvalho Pinto será uma nova e importante opção de acesso ao Litoral Norte de São Paulo, diminuindo o tempo de viagem até as praias. Deverá se transformar em um dos principais acessos à cidade de Taubaté e servirá também para desafogar o tráfego na Rodovia Presidente Dutra no perímetro urbano do município. Além disso, vai oferecer maior segurança e conforto aos usuários e à população de Caçapava, Taubaté e região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Trafegam diariamente pela SP-070 mais de 9,5 mil veículos. Vale destacar que serão beneficiados também trabalhadores das indústrias locais e usuários do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

Investimentos na SP-070

A ampliação da Rodovia Carvalho Pinto foi viabilizada pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. As obras são executadas pela Concessionária Ecopistas, com gerenciamento e fiscalização da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP. Os investimentos totalizam R$ 322,8 milhões. Neste momento, as obras em curso geram 1.400 empregos diretos e indiretos, representando desenvolvimento significativo para a economia da região. O traçado do prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto foi definido após ampla discussão com a Prefeitura e a população de Taubaté, visando reduzir ao máximo o impacto urbano no município.

A GRANDIOSIDADE DA OBRA EM NÚMEROS

- 3 milhões de metros cúbicos de terra escavados – equivalente a 250 mil caminhões de terra

- 2,6 milhões de metros cúbicos de terra compactada – quantidade suficiente para encher aproximadamente 1.070 piscinas olímpicas

- 6.205 estacas – somadas, equivalem a 7,5 vezes a altura do Corcovado