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07/07/2017 - Artesp

As empresas que administram 7,2 mil quilômetros de rodovias sob concessão em São Paulo têm serviços gratuitos aos motoristas, com guinchos, ambulâncias e telefones de emergência 0800 para atender as necessidades dos usuários

O início de férias escolares é sinônimo de pé na estrada para muita gente. Para viajar com conforto, segurança e evitar situações estressantes, algumas medidas e cuidados são indispensáveis e começam antes mesmo de sair de casa. As empresas que administram 7,2 mil quilômetros de rodovias sob concessão em São Paulo terão esquemas especiais nesta temporada para melhorar a fluidez do tráfego, principalmente nos momentos de pico, para manter a viagem mais segura e para proporcionar excelentes férias a todos.

Verificar os freios, amortecedores, luzes, óleo e pneus, inclusive a calibragem, são condições básicas para pegar a estrada. Os níveis da água do radiador e do limpador de para-brisa também devem ser checados antes de partir. É importante manter a documentação do veículo e do motorista em dia. Além disso, o condutor não deve esquecer os equipamentos obrigatórios como macaco, chave de roda, triângulo para sinalização, estepe e extintor de incêndio dentro do prazo de validade. É essencial que o condutor tenha uma boa noite de descanso no dia anterior à viagem e consuma alimentos leves para evitar a sonolência. Os viajantes também devem avaliar a melhor rota e, sempre que possível, evitar os horários de pico.

Por isso, para garantir a tranquilidade durante a viagem, além de fazer a revisão mecânica antes de entrar na rodovia, também é importante ter anotado num papel ou gravado no celular o número dos telefones dos serviços de atendimento ao usuário das concessionárias responsáveis pelas rodovias que for utilizar. Todas as concessionárias têm serviços gratuitos aos motoristas, com uma estrutura completa que inclui guinchos, equipes de inspeção de tráfego que percorrem as pistas 24 horas por dia, câmeras de monitoramento de tráfego, painéis de mensagem variável, que oferecem informações sobre as condições de tráfego, serviço 0800, telefones de emergência.

E sempre que ocorrer um imprevisto na rodovia, o usuário deve seguir algumas recomendações de segurança. A primeira medida é parar o veículo em local seguro e comunicar à concessionária, que acionará o atendimento gratuito ao motorista. Além disso, o socorro também é acionado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) das administradoras das rodovias ou pelas viaturas de inspeção de tráfego. Nos CCOs, equipes acompanham quaisquer ocorrências por câmeras que cobrem a malha rodoviária estadual, além de veículos operacionais que circulam 24 horas por dia, sete dias por semana, monitorando o tráfego.

Confira algumas recomendações da ARTESP para quem vai viajar de carro:

O motorista deve ser cauteloso, não apenas durante o percurso, mas antes mesmo de sair de casa. É importante verificar freios, amortecedores, luzes, óleo, pneus, documentos e equipamentos obrigatórios. O veículo deve estar em perfeito estado, a fim de garantir uma viagem tranquila.

A atenção nas rodovias deve ser redobrada. Antes e durante a viagem, não consuma bebidas alcoólicas e não dirija com sono. O motorista e os passageiros devem usar o cinto de segurança - inclusive no banco traseiro -, respeitar os limites de velocidade, não trafegar pelo acostamento, ultrapassar somente em locais seguros e pela faixa da esquerda, reduzir a velocidade em condições de neblina ou chuva e não jogar lixo nas estradas.

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) nas rodovias sob concessão está equipado com guinchos, ambulâncias e telefones de emergência 0800 para atender as necessidades dos usuários.

Direitos dos usuários das rodovias do Programa de Concessões do Estado de São Paulo:

- Socorro Mecânico:

É direito do usuário ter seu veículo transportado pelo guincho da concessionária até local seguro, como por exemplo um posto de gasolina. Os inspetores de tráfego que circulam nas rodovias estão habilitados a auxiliarem na troca de pneus (o usuário pode solicitar ajuda pelo 0800 da concessionária ou em um dos call boxes da rodovia).

- Socorro Médico:

Os primeiros socorros são feitos por paramédicos que seguem na ambulância com o usuário até o hospital.

- Telefones de emergência 0800:

As centrais de atendimento funcionam 24 horas por dia. O usuário pode tirar dúvidas, solicitar socorro mecânico, médico e auxílio dos carros de inspeção de tráfego.

- Call Box:

Cabines telefônicas ao longo das rodovias onde o usuário aciona os serviços do 0800.

- Inspeção de tráfego:

Veículos das concessionárias fazem rondas constantes nas rodovias a fim de melhorar o tráfego e garantir a segurança nas rodovias, tomando providências em casos como animais na pista, veículos quebrados e pontos de engarrafamento.

BOLETINS DE ÁUDIO



No portal da ARTESP (www.artesp.sp.gov.br) os motoristas encontrarão o serviço da Agência com boletins sobre as condições de trânsito nas rodovias. Eventuais desvios, acidentes, interdições e situações que demandem atenção especial serão noticiadas no ARTESP INFORMA, espaço dentro do site da Agência no qual os usuários das rodovias podem planejar suas viagens. Além disso, o conteúdo dos boletins também é livre para download e veiculação em rádios ou outros veículos. Os dados são fornecidos pelo Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP, que controla e fiscaliza as Concessionárias de Rodovias do Estado a partir das imagens das câmeras de monitoramento e de diversos sensores instalados na malha viária. Em feriados e em situações de emergência, a Agência intensifica o monitoramento das operações e da prestação de serviços das concessionárias através do CCI, que acompanha toda a movimentação no tráfego e trabalho das equipes de socorro.

Abaixo, os contatos de emergência da ARTESP, DER, DERSA, Polícia Rodoviária e das concessionárias que administram a malha rodoviária paulista:



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