29/08/2017 - Artesp

Fiscalização da Agência na região de Presidente Prudente apreendeu oito veículos que faziam transporte irregular de passageiros

Com foco no combate ao transporte irregular de passageiros, a Artesp reforçou a fiscalização em Presidente Bernardes na semana passada. Como resultado da operação, foram apreendidos oito veículos no km 591 da Rodovia Raposo Tavares (SP 270) que estavam transportando estudantes para Presidente Prudente sem as licenças necessárias. O transporte clandestino (sem licença) oferece inúmeros riscos para os passageiros uma vez que o veículo não passa pelas vistorias mecânicas exigidas pela Artesp, não há garantia de que o motorista seja habilitado para atuar no transporte coletivo e, em caso de acidente, não há seguro para os passageiros. Os estudantes seguiram viagem até suas respectivas universidades em ônibus devidamente cadastrado na Artesp e com as vistorias em dia sem custo adicional. A operação foi realizada nos dias 23 e 24 de agosto.

Segurança dos Estudantes

Ao recolher os veículos para o pátio, os fiscais da Artesp constataram diversos problemas mecânicos que colocam em risco a segurança dos passageiros e do próprio motorista. As más condições dos ônibus apreendidos vão desde ausência de cintos de segurança, assentos soltos, pneus carecas e até cortados, extintor de incêndio vencido, e até bateria solta, oferecendo risco de incêndio. Os veículos apreendidos estavam visualmente identificados com os nomes das empresas TS Locadora e Turismo, América Turismo e JTS Locadora e Turismo.

Fiscais da Artesp constataram diversos problemas mecânicos que colocam em risco a segurança dos passageiros

Informações

Antes de contratar o serviço de fretamento intermunicipal, os estudantes (e qualquer usuário) podem consultar no site da Artesp (www.artesp.sp.gov.br/transporte-coletivo-fretamento.html) se a empresa é regulamentada, bastando para isso saber a placa do veículo ou o CNPJ da empresa. A consulta vale para qualquer grupo de passageiros interessado em contratar o serviço de fretamento para viagens intermunicipais no Estado de São Paulo. Essa simples consulta evita eventuais transtornos e dá maior garantia de segurança para as viagens.

A Artesp também disponibiliza em seu site um guia online com orientações para a contratação correta do serviço e, assim, não viajar com operadores irregulares: http://201.55.8.109/aplicacoes/consultaFretamento/. Atualmente, os estudantes e demais perfis de passageiros contam com cerca de 500 empresas cadastradas que podem ser contratadas para realizar o serviço de viagens intermunicipais rodoviárias no Estado de São Paulo.

Os usuários podem ajudar a melhorar o transporte intermunicipal ligando para a Ouvidoria da ARTESP – 0800 727 83 77 – ou mandando e-mail para eletronicoouvidoria@artesp.sp.gov.br para informar eventuais irregularidades no serviço como atrasos ou superlotação, por exemplo. Todas as reclamações são apuradas pela fiscalização da Artesp.