02/05/2017 - Artesp

Ações operacionais e educativas foram reforçadas com foco na segurança viária; Artesp registrou, ainda, redução de 18% no número de acidentes nas rodovias sob concessão em relação ao último feriado prolongado de 1º de maio de 2015

O feriado do Dia do Trabalho deste ano foi mais seguro nos 6,9 mil quilômetros de rodovias estaduais do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. O Centro de Controle de Informações (CCI) da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) registrou queda de 58% no número de mortes nas rodovias em relação ao feriado de 2015 – período similar ao feriado de 2017. Foram 5 mortes ante 12 em 2015 considerando o período da 0h da sexta-feira, dia 28, até às 23h59 de segunda-feira, dia 1º. O registro de acidentes teve redução de 18% passando de 437 ocorrências para 358 este ano.

“Nos feriados, as ações de operação e educação no trânsito são intensificadas. Mas trabalhamos diariamente com segurança viária para alcançar a meta de redução de 50% do número de mortes nas rodovias até 2020”, comenta Giovanni Pengue Filho, diretor geral da Artesp. Em 2011, quando a ONU lançou o programa Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, foi elaborado pela Artesp um cronograma de metas a ser atingido pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado ano a ano para se chegar em 2020 com uma redução de 50% no número de mortes e de 20% na quantidade de vítimas feridas. “Desde então, os índices alcançados têm sido melhores do que o cronograma, levando a crer que estamos no caminho correto e que chegaremos em 2020 dentro da meta da ONU”, comenta Giovanni.

OPERAÇÃO DIA DO TRABALHO

Balanço de Acidentes

Período 0h da sexta-feira até 23h59 da segunda-feira

Maio Amarelo

O mês de maio marca o calendário internacional de ações voltas à conscientização sobre segurança viária. A Artesp preparou intensa agenda de campanhas e ações educativas. Durante este feriado do Dia do Trabalho, a Artesp, em parceria com concessionárias de rodovias e órgãos municipais, desenvolveu ações nos municípios de São Vicente e Monte Mor. O destaque foi o equipamento conhecido como Rodovírtua – óculos de realidade virtual que permite ao usuário vivenciar a sensação de um motorista dirigindo sob o efeito do álcool. As ações nas duas cidades contaram, ainda, com a distribuição de gibis da Turma da Mônica com historinhas e passatempos criados a partir do tema segurança no trânsito.

Ainda esse mês, o Rodovírtua segue agenda na capital e nos municípios de Guarulhos, Mogi mirim, Itu, Bebedouro Jundiaí, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio e Campinas. Com Rodovírtua, a Artesp pretende alcançar diversos públicos em todo o Estado através de parcerias com concessionárias, prefeituras, escolas, universidades, empresas e shoppings, entre outras instituições. Os interessados em desenvolver eventos com atividades do Rodovírtua podem fazer a solicitação através do e-mail artesp@artesp.sp.gov.br, informando o local da ação, o público estimado e a data pretendida. No mesmo e-mail, também é possível solicitar exemplares do gibi da Turma da Mônica.