24/11/2017 - Artesp

Diretor da Agência, Giovanni Pengue Filho, participa do evento ressaltando o apoio mútuo entre o Programa de Concessões de rodovias paulistas e a Polícia Militar Rodoviária

O diretor-geral da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), Giovanni Pengue Filho, participou hoje (24/11) do “2º Encontro Técnico de Polícias Rodoviárias do Brasil”, promovido pela Polícia Militar de São Paulo por meio do Comando de Policiamento Rodoviário. O evento foi elaborado para incentivar a troca de experiências positivas em relação à fiscalização do trânsito rodoviário do país, bem como desenvolver e compartilhar conhecimentos de interesses dos policiais militares rodoviários estaduais no tocante à temática de trânsito.

A parceria entre a Polícia Militar Rodoviária, a Artesp e as concessionárias de rodovias paulistas é constante e essencial para a segurança viária. O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo prevê que as concessionárias devem doar viaturas para o patrulhamento da Polícia, além de disponibilizar os Centros de Controle Operacionais que monitoram as rodovias. A Polícia presta apoio nos eventuais fechamentos de faixas ou interdições, assim como em operações especiais e nas blitz educativas realizadas pelas concessionárias nas rodovias e em escolas. São ações conjuntas que contribuíram para a redução dos acidentes na malha estadual concedida da primeira etapa do Programa: a redução do número de mortes alcançou 62% em relação ao ano 2000. O apoio da Polícia à Artesp também acontece nas fiscalizações do transporte intermunicipal de passageiros.

A convite do Comando do Policiamento Rodoviário, o diretor geral da Artesp, Giovanni Pengue Filho, deu uma palestra destacando, além dessas parcerias, algumas das inovações operacionais da nova fase do programa de concessões, como a implantação de Wi-fi ao longo de toda a malha para levar aos usuários informações sobre o sistema e as condições de trânsito; sistema de pesagem dos caminhões em movimento e implantação de áreas de descanso para caminhoneiros. Também está prevista a possibilidade de a concessionária adotar tarifas flexíveis, com preços menores nos horários de menor demanda de tráfego, por exemplo. Essa prática, além de significar economia no bolso do usuário, pode contribuir decisivamente para melhorar o equilíbrio de fluxo, retirando uma quantidade considerável de veículos nos horários de pico, atraindo-os para a rodovia naqueles momentos em que há menos tráfego. Além disso, haverá desconto de 5% na tarifa de pedágio para usuários que optarem pelo pagamento eletrônico.

As duas novas concessões de rodovias que entraram em operação esse ano garantem R$ 8,9 bilhões para novos investimentos em obras e operação das rodovias paulistas. Serão duplicados 474 quilômetros de rodovias, entre outras ampliações e modernizações operacionais. Com isso, a expectativa é que essa nova malha passe a ter o mesmo nível de excelência das demais rodovias concedidas paulistas – 18 das 20 melhores rodovias do país integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a Artesp A Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – regula e fiscaliza o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. A atuação da Agência compreende 7,9 mil quilômetros de rodovias administradas por 22 concessionárias. A Agência também regula e fiscaliza o transporte coletivo intermunicipal de passageiros no Estado de São Paulo.