Logo Artesp Rodovia

Todos os usuários do sistema automático devem ter conhecimento do uso correto e seguro das pistas automáticas de pedágio. A seguir, algumas recomendações da Artesp para evitar acidentes e garantir uma viagem agradável e tranquila:

Instalação do TAG/TIV

- É obrigatória a instalação do Dispositivo Eletrônico de Identificação (TAG/TIV) no veículo cadastrado junto à operadora.

- Em hipótese alguma o equipamento pode estar “solto” dentro do veículo ou ser utilizado em outro veículo não cadastrado. Isto ocasionará erro de leitura e a não abertura da cancela.

- Instale o TAG/TIV conforme orientações contidas no Termo de Adesão e Manual de Instalação e/ou Uso fornecidos pela operadora. A instalação deve respeitar os cuidados técnicos como tipo de para brisa, blindagem e inclinação.

- Depois de instalado, não remova o TAG/TIV do para brisa do seu veículo. Isto causa a violação e bloqueio do equipamento e consequentemente a não abertura da cancela. 

- Só remova o TAG/TIV em casos de devolução, substituição ou cancelamento dos serviços. Caso a remoção ocorra acidentalmente, avise imediatamente a operadora do serviço.

Utilização dos Serviços

- Evite transtornos e aborrecimentos. Certifique-se com sua operadora em quais rodovias e locais o TAG/TIV é aceito.

- Evite o bloqueio do seu TAG/TIV por falta de créditos (pré-pago), falta de pagamento (pós-pago) ou ainda por outros motivos descritos no Termo de Adesão de sua Operadora. 

- Caso o TAG/TIV esteja bloqueado não ocorrerá à abertura da cancela e o pagamento deverá ser realizado diretamente para a concessionária no ato da passagem pelo pedágio.

- Utilize sempre as pistas identificadas com a sinalização de “Cobrança Automática”. Esta sinalização é feita por meio de placas, pintura no solo e na marquise das praças de pedágio. Sempre haverá a identificação dos logotipos das operadoras autorizadas.

Segurança nas Pistas Automáticas

Para evitar acidentes e colisões nas praças de pedágio, os usuários das pistas automáticas devem estar atentos a algumas regras de segurança:

- Respeite o limite de velocidade máxima de 40 Km/h ao passar pelo pedágio. 
- Mantenha distância de pelo menos 30 metros do veículo que está a sua frente. 
- Na entrada e passagem pela pista automática, mantenha velocidade constante e dentro dos limites definidos.
- Fique atento em relação a veículos pesados ou em alta velocidade na passagem pela pista automática, esses veículos podem ter capacidade de frenagem inferior à do seu veículo.
- Caso a cancela não abra, aguarde as orientações de um funcionário da concessionária e mantenha o pisca alerta do seu veículo ligado até o atendimento.