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O sistema Ponto a Ponto é um projeto do Governo do Estado de São Paulo que consiste em uma nova forma de cobrança de pedágio nas rodovias paulistas, feita de forma eletrônica e com base no trecho percorrido pelo usuário.

O projeto prevê a instalação de pórticos fixos em pontos estrategicamente definidos nas rodovias.
Nestes portais, há antenas e leitores que funcionam na mesma frequência que o tag (chip eletrônico)
que é fixado nos veículos pelas Operadoras de Serviço de Arrecadação autorizadas a operar no
Estado de São Paulo.

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Ao passar por um pórtico, as antenas e leitores reconhecem o dispositivo instalado no veículo, fazem sua leitura e o valor é automaticamente debitado dos créditos que aquele usuário possui com a sua operadora de pedágio eletrônico.

Em 2012, o projeto foi instituído de forma experimental na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) e na Rodovia Santos Dumont (SP-75). Em 2013, a Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340) recebeu o primeiro Ponto a Ponto aberto para qualquer usuário e veículo que trafegue naquela rodovia.

A previsão é que em 2014 a Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), receba o quarto Ponto a Ponto do Estado.


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